MATEMÁTICA APLICADA

Disciplina: Modelagem Matemática em

                  Logística Urbana

Veja a seguir os seguintes conteúdos já disponíveis. Para tomar conhecimento da lista completa dos conteúdos vistos nesta disciplina, clique no ícone "PROGRAMA" acima. OBSERVAÇÃO: Alguns dos assuntos estão divididos em partes as quais podem ser acessadas clicando nos links abaixo.

Medidas de percurso e de tempo na malha urbana / Aproximações / Problemas de distância / Dimensionamento de serviços urbanos diversos: / policiamento / atendimento médico de emergência / bombeiros / coleta de lixo / distribuição de correspondência / reparos nas redes de água / luz e telefone, etc / Problemas de localização de facilidades e serviços no contexto urbano envolvendo variáveis quantitativas, qualitativas e ambientais / Técnicas computacionais / Aplicações.

 

UM CURSO COMPLETO

Disponibilizaremos o conteúdo de DOIS livros os quais servirão de Livros texto para um Curso Completo em Modelagem Matemática Aplicada à Logística Urbana. Estes livro serão apresentados em partes e no formato “.PDF” como mostrado abaixo:

 

 

LIVRO I - “URBAN OPERATIONS RESEARCH”. Antônio Galvão Novaes.

     Parte 01 - Pag 77 a 131 Tamanho do Arquivo = 16,6MB             -               Parte 02 - Pag 132 a 181 Tamanho do Arquivo = 15,5MB   

  • Capítulo 04 – INTRODUCTION TO QUEUEING THEORY AND ITS APPLICATIONS

      Parte 01 - Pag 182 a 225 Tamanho do Arquivo = 14,8MB           -               Parte 02 - pag 226 a 267 Tamanho do Arquivo = 15,2MB

  • Capítulo 05 – SPATIALLY DISTRIBUTED QUEUES

      Parte 01 - Pag 268 a 313 Tamanho do Arquivo = 16,4MB         -              Parte 02 - pag 314 a 358  Tamanho do Arquivo = 14,4MB

  • Capítulo 06 – APPLICATIONS OF NETWORK MODELS

     Parte 01 - Pag 359 a 397 Tamanho do Arquivo = 14,8MB            -             Parte 02 - Pag 358 a 439  Tamanho do Arquivo = 13,9MB

      Parte 03 - Pag 440 a 380 Tamanho do Arquivo = 14,0MB

Um Exemplo de Trabalho na Área de Logística Urbana:

 

Dissertação de Mestrado: 

DIMENSIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CORREIOS NUMA CIDADE DE

MÉDIO PORTE - Arquivo Formato ".PDF" - amanho do Arquivo = 2,60MB.

                        Outro Link: (UNIVERSIA) Página em HTML

Formato ".PDF"

Estaremos focando o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC para a escolha de Tópicos relacionados à Logística Urbana!

 

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

 

Leitura Suplementar: Artigos e Outros

01) "Logística Urbana": XXVII ENCONNTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 2007

02) "DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE PRODUTOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS ESTUDO DE CASO - CORREIOS"

03) "COMTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA QUALIFICAÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENCOMENDAS"

04) "ESPAÇO DE CARGA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO"

05) "Inovação Frugal: A nova Rota da Logística Urbana Repensando Estratégias e Operações"

06) "MODELO DE PLANEJAMENTO DE OFERTA DE SERVIÇOS DE UMA SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO MULTIMODAL"

07) "MODELO HEURÍSTICO PARA O PROBLEMA DE P-MEDIANAS APLICADO EM SERVIÇOS DE SANEAMENTO"

08) "PÓLOS GERADORES DE TRÁFEGO"

09) "Relatório 4 - Estudos Preliminares de Engenharia"

10) "UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA CIENTÍFICA EM LOGÍSTICA URBANA NO BRASIL"

11) "USOS E BENEFÍCIOS DE SOFTWARES DE ROTEIRIZAÇÃO NA GESTÃO DE TRANSPORTES"

12) "METODOLOGIA PARA LOCALIZAÇÃO DE UM TERMINAL CARGA POSTAL COM AUXÍLIO DO SIG, SR E MAH"

 

13) "DIMENSIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CORREIOS NUMA CIDADE DE MÉDIO PORTE"

Resumo

Este trabalho apresenta dois enfoques pertinentes à problemática vivida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC), nas cidades de médio e/ou grande porte, quando do dimensionamento (número) e localização de suas unidades de entrega denominadas CDD (Centro de Distribuição Domiciliada).

            Estes enfoques são: O Problema “MINI-SUM” (Caso clássico da determinação de P-Medianas) e o Problema de Partição de Conjunto (“The Set Partitioning Problem”) o qual é uma “pequena” variação do Problema de Cobertura de Conjunto (“The Set Covering Problem”), ambos dentro de um contexto maior da literatura conhecido como Teoria dos Grafos.

            O primeiro destes enfoques tratará da determinação de P-lugares para a localização destes CDDs de tal forma a minimizar o percurso médio ponderado dos carteiros desde os CDDs até suas regiões de entrega. O segundo enfoque deverá apenas mostrar como determinar o menor número “P” de lugares para localização dos CDDs de tal forma que estes cubram (atendam) a área total da cidade composta por todas as regiões de entrega, respeitando-se restrição de percurso e demais recomendações da Empresa.

            Para ambos os enfoques, algoritmos e heurísticas apropriados serão apresentados. Para o problema “MINI-SUM” (P-Medianas) será implementado o algoritmo da Substituição de Vértices, e, além disso, será desenvolvido um Aplicativo para marcar e gerar uma matriz de distâncias num mapa da cidade já desenhado em computador. E para o “The Set Partitioning Problem” (ou “Set Covering Problem”) nos restringiremos apenas em descrever um dos dois métodos (ou procedimentos) heurísticos: um implementado em computador é descrito e dado exemplo; e o outro executado manualmente apenas é mencionado a fonte onde o mesmo pode ser encontrado.

            Todavia, estes enfoques, enquanto aplicação, estão inseridos dentro de um contexto mais amplo da ECT que é o de um Sistema de Distribuição onde custos e demais restrições precisam ser considerados – e esta é a problemática a qual nos referimos no início desta exposição.

            Mais precisamente, o objetivo geral deste trabalho é o de determinar, em ambos os enfoques, o número e localização ótimos dos CDDs, mas não em detrimento destes custos e restrições. Não obstante, como já foi dito anteriormente, apenas a abordagem “MINI-SUM” (P-Medianas) será aplicada de fato no Problema de Localização de CDDs da empresa ECT, isto quando da execução do algoritmo da Substituição de Vértices implementado em computador.

            Para aplicação dos resultados obtidos, foi escolhida a cidade de Florianópolis-SC por se encontrar mais próxima do autor. Desta forma o acesso aos dados não fica prejudicado.

 

14) "Inovação em Logística Urbana Utilizando Emergência, Geografia do Tempo e Cocriação"

15) "Estudo da logística urbana – City logistics no transporte de cargas do núcleo urbano do municipio de Lorena – São Paulo, Brasil"

16) "Uma Reflexão sobre Logística Urbana"Engenharia de Transporte

17) "Estudo da Logística Urbana no Municipio de Lorena – SP"

18) "PERCEPÇÃO DOS AGENTES ENVOLVIDOS NA LOGÍSTICA URBANA: ESTUDO EXPLORATÓRIO"

19) "Logística Urbana: Análises e Considerações acerca do Transporte de Cargas"

20) "METODOLOGIA PARA OBTENÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES EM LOGÍSTICA URBANA: ESTUDO DE CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE"

21) "PROPOSTA DE UM SISTEMA DE ANÁLISE DA LOGÍSTICA URBANA PARA CIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE"

22) "Logística Urbana - Conceito Inovador na Gestão dos Fluxos de Bens e Serviços

23) "Urban Logistics - European Commission - Europa: COMMISSION STAFF WORKING DOCUMENT"

COMMUNICATION FROM THE COMMISSION TO THE EUROPEAN PARLIAMENT, THE COUNCIL, THE EUROPEAN ECONOMIC AND SOCIAL COMMITTEE AND THE COMMITTEE OF THE REGIONS: Together towards competitive and resource-efficient urban mobility: I. INTRODUCTION: THE CONTRIBUTION OF URBAN LOGISTICS TO CITY LIFE

24) "MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: E A DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS?"

25) "INFRAESTRUTURA DE APOIO E ACESSIBILIDADE À EVENTOS E CASAS DE ESPETÁCULO: UM ESTUDO SOBRE O POLYTHEAMA EM JUNDIAÍ/SP"

26) "A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS LOGÍSTICOS NO PLANEJAMENTO URBANO - OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA RIO TIETÊ/OSASCO"

27) "LOGÍSTICA URBANA NO CONTEXTO DOS PLANOS DE MOBILIDADE URBANA PARA AS CIDADES BRASILEIRAS E O CASO DE FLORIANÓPOLIS"

28) "UMA METODOLOGIA ITERATIVA PARA DETERMINAÇÃO DE ZONAS DE ATENDIMENTO DE SERVIÇOS EMERGENCIAIS"

29) "OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS DE ATENDIMENTO EMERGENCIAIS UTILIZANDO A TEORIA DAS FILAS E O DIAGRAMA DE VORONOI PONDERADO"

 

_______________________________________________

Programas: Códigos-Fontes em Linguagem Pascal

01) "Programa P-Medianas (Método da Substituição de Vértices)"

ANEXO-2 - Dissertação de Mestrado: "DIMENSIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CORREIOS NUMA CIDADE DE MÉDIO PORTE". Altamir Antônio Rosa Araldi 

O Programa P-Medianas (Método da Substituição de Vértices) implementado em Linguagem Pascal 6.0 para resolver o Problema de Localização de CDDs da Empresa ECT. Prof. Altamir Antônio Rosa Araldi

 

 

 

 

_______________________________________________

Um Modelo de um Esquema Logístico

Um Modelo de um Esquema Logístico

Um Modelo de um Esquema Logístico

Em problemas de LOGÍSTICA nos deparamos com a questão de dividir uma dada região R (deve ser convexa!) segundo, por exemplo, o CRITÉRIO VIZINHO MAIS PRÓXIMO (se A1 é um ponto que representa, por exemplo, o local de um acidente e Q1, Q2 e Q3 são as localizações de hospitais, então este acidente deve ser atendido pelo hospital mais próximo). Depois de termos achado as mediatrizes, podemos ver que o hospital mais próximo de A1 é Q1. Isto é, a região R ficou dividida em três sub-regiões R1, R2 e R3, segundo o critério do vizinho mais próximo. Ver em Espaços Métricos a Generalização do Conceito de Mediatriz e, por conseguinte, o de Vizinho Mais Próximo!

  

Mostraremos, num segundo momento, a relação estreita entre DIAGRAMA DE VORONOI e o problema de subdividir uma dada região R segundo o Critério do Vizinho mais Próximo -  essas subdivisões neste contexto do DIAGRAMA DE VORONOI (uma Malha não Estruturada) são denominadas de Células: Trataremos isso na Área de SIMULAÇÃO DE SISTEMAS. Falaremos  com mais detalhes sobre trabalhos envolvendo DIAGRAMA DE VORONOI: Um exemplo é o trabalho de Pesquisa no Laboratório de Simulação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Neste trabalho foi desenvolvido um Algoritmo para fazer as subdivisões da região dada segundo um número dado de pontos dentro desta região (um Toro) utilizando a Métrica Euclidiana – o Algoritmo é iterativamente repetido onde dentro de casa sub-região é inserido o mesmo número de pontos da iteração anterior. O algoritmo tem uma regra de parada quando a malha fica mais refinada ao nível desejado pelo Programador utilizando na época 1993 uma Estão de Trabaho. (o comum na época eram os Pcs da família XT 640kb de memória!)

 

As dificuldades encontradas quando se deseja Implementar (Programar) Computacionalmente no caso particular quando a Métrica envolvida é a Métrica Retangular - isto é de grande valia em Logística Urbana (e/ou MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA À LOGÍSTICA URBANA) não são diferentes das que utilizadas quando a métrica é a Métrica Euclidiana: Basta definir computacionalmente o que é graficamente uma mediatriz tanto utilizando a Métrica Euclidiana bem como a Retangular – é dizer para o computador o que ele tem que intender por mediatriz: é puramente gráfica a explicação, ou seja é uma linha com ângulo de 90o que o Algoritmo tem que desenhar  passando pelo meio do segmento que se pretende obter a mediatriz. Lembrando o que já comentamos em outra seção que resolver Analiticamente o problema do Vizinho mais Próximo usando a  Métrica Retangular é trabalhoso - é quase impossível resolver "a mão" o significativo número de equações quando a região dada R apresenta um número grande de pontos Ai.

Vide Trabalhos e Artigos dos “Professores: Clóvis Maliska e seu filho Clóvis Maliska JR.” do Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos (observação: Aqui, em Mecânica dos Fluidos, a Área da MATEMÁTICA PURA denominada de Variáveis Complexas têm dada significativa contribuição - veremos mais adiante... em Tópicos de Variáveis Complexas) e Transferência de Calor.

 

E para quem tem interesse no assunto de DIAGRAMA DE VORONOI é bom saber que a Área da MATEMÁTICA PURA denominada de Topologia está presente em todos estes estudos em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor – no Laboratório são criados grupos que se reúnem para o estudo paralelo em TOPOLOGIA! Cada ponto das Células na Malha de Voronoi tem uma informação (valor da função que descreve, por exemplo, a condutibilidade de calor) sobre o fenômeno em estudo – na simulação é possível ver, por exemplo, a superfície de um Toro (Em Geometria Diferencial - Área da MATEMÁTICA PURA, é uma Superfície Parametrizada Regular) mudando de cores (vermelho=bem quente, e assim por diante) conforme a simulação se processa! São resolvidos problemas topológicos (relativos à Topologia) quando se tratam superfícies que não são Convexas – um problema que ocorre nas fronteiras ao se cortar um tipo específico de superfície onde pontos que eram Pontos Interiores acabam se tornando em Pontos de Fronteira! Aí reside a vantagem de se trabalhar com Malhas não estruturadas ao invés de Malhas Estruturadas (Células Enumeráveis).

ensinoeinformacao - Web Seminar: Aeroportos e Logística Urbana - Impactos e Soluções

 

Transmitido ao vivo em 3 de mar de 2015

Web Seminar: Aeroportos e Logística Urbana - Impactos e Soluções

Humberto Elias Lopes - O que é Logística?

 

Publicado em 4 de fev de 2014

Aula sobre o conceito de logística e suas implicações práticas para a gestão de empresas e organizações.

Edu Gonzaga - Problemas da logística brasileira

 

Publicado em 22 de abr de 2013

Vídeo exibido no programa FANTÁSTICO, da REDE GLOBO, em 21 de abril de 2013. Apresenta os problemas e os desafios do sistema de transporte para vencer os obstáculos logísticos do país.

ensinoeinformacao - Logística Empresarial - Módulo 1

 

Publicado em 16 de fev de 2016

Supply Chain Management - Integração da Cadeia de Suprimento - Módulo 1

Treinamento e Learning Márcia Regina Guerra. Empresa: Com.êxito - Treinamento e Consultoria. Visite o Excelente Site onde você pode participar em várias modalidades de Cursos e Vídeo Conferências! Este é o Endereço (URL) do Site: www.comexito.com.b

  A partir de 22 Set de 2020

Você é o Visitante de Número

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos