CADASTRE-SE
Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhone
Mais Enxuta: Somente Vídeo Aulas e EVENTOS!
Music Player
l
MATEMÁTICA APLICADA
Disciplina: Técnicas de Preferência Declarada
Veja a seguir os seguintes conteúdos já disponíveis. Para tomar conhecimento da lista completa dos conteúdos vistos nesta disciplina, clique no ícone "PROGRAMA" acima. OBSERVAÇÃO: Alguns dos assuntos estão divididos em partes as quais podem ser acessadas clicando nos links abaixo.
Tópicos
1 - Introdução e 2 - Conceitos / 3 - Preferência Revelada x Preferência Declarada / 4 - Conceito de Função Utilidade / 5 - Características da Técnica de Preferência Declarada / 6 - Método de Pesquisa: O Método de Entrevista (7) / 8 - A Seleção da Amostra: A Forma e a Complexidade do Experimento (9); A Medição da Escolha (10) / 11 - A Análise dos Dados / 12 - Utilidade Aleatória / 13 - Modelo Logit Multinomial / 14 - Ajuste Através de Máxima Verossimilhança / 15 - Modelo Logit Explodido / 16 - Aplicações das Técnicas de Preferência Declarada (TPD) /
Texto a ser Editado. Aguardem!
Leitura Suplementar: Artigos, Dissertações e Outros
02) "APLICAÇÃO DE QFD E PREFERÊNCIA DE CLARADA NO TRANSPORTE DE CABOTAGEM"
04) "As Abordagens dos Modelos de Preferência Declarada e Revelada no Processo de Escolha Habitacional"
05) "MÉTODOS DE PREFERÊNCIA DECLARADA APLICAÇÕES NO SETOR DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS"
06) "PREFERÊNCIA DECLARADA APLICADA À ALOCAÇÃO ÓTIMA DE ALUNOS ÀS ESCOLAS UM ESTUDO DE CASO"
07) "TÉCNICAS DE PREFERÊNCIA DECLARADA NA ANÁLISE DO NÍVEL DE SERVIÇO HOTELEIRO"
11) "Uma Aplicação Prática da Técnica de Preferência Declarada para o Gerenciamento de Shopping Centers"
Formato ".PDF"
PREFERÊNCIA REVELADA
Ao contrário da PREFEÊNCIA DECLARADA, TEM-SE A PREFERÊNCIA REVELADA. Isto visto sob a ótica da Teoria do Consumidor. Para entender isto, veja o Vídeo a seguir:
Veja, também sobre a Teoria do Consumidor através da qual os dois tipos de Técnicas acima estão embasadas segundo o Princípio de quem faz a Escolha dentre as Alternativas disponíveis este faz esta Escolha é um INDIVÍDUO RACIONAL!
TEORIA DO CONSUMIDOR
Maximiliano Lopez - Teoria del Consumidor
Publicado em 6 de out de 2013
Video elasticidades: https://www.youtube.com/watch?v=JAyzS...
Ensino&Informação: Tanto a Preferência Declarada e Preferência Revelada está embasada sustentada no Principio de que o Consumidor o que Escolhe entre Alternativas é um Indivíduo Racional segundo a Teria do Consumidor. Na Preferência Revelada você escolhe entre Alternativas Objetos (Objetos em si, Serviços e etc...). Já em Preferência Declarada você Escolhe entre Alternativas que consistem em um Conjunto de Atributos deste Objeto (Objeto ou Serviço e etc..). O Objetivo é Maximizar a Probabilidade da Função Logit de Escolha (Função de Utilidade) segundo o Critério da Máxima Verossimilhança que busca maximizar esta probabilidade de se obter o resultado observado na prática.
Através destas Probabilidades Maximizadas se pode obter as DEMANDA para cada uma das ALTERNATIVAS envolvidas que tem sua Preferência Mensurada pelos Modelos LogitBinomial (duas Alternativa) e LogitMultinomial para 3 ou mais Alternativas!
Veja o Vídeo acima que mostra o que se deve entender, em Economia, por Teoria do Consumidor. Esta Teoria é constituída de três Postulados: Propriedades Matemática em uma Relação de Equivalência ou uma Relação Completa ou Total no Conjunto de todas as Alternativas que o Indivíduo deve Escolher segundo suas Preferências que tornem Máxima a sua Utilidade. Uma destas Propriedades que torna o Indivíduo RACIONAL é a TRANSITIVIDADE que diz que: Dadas Três (03) Alternativas A, B, e C, então: Se entre A e B ele indivíduo (para ser tido como Indivíduo Racional) escolhe a Alternativa B; e se entre as Alternativas B e C ele escolhe C, então deve ser CERTO que ele escolherá entre A e C, a Alternativa C. Dito doutra forma: Se (A e B), então B; e Se (B e C), então C. Então, Se (A e C) então C. Estas Premissa ou Axiomas em relação ao conjunto de Alternativas e as Escolhas do Indivíduo permitem dizer que o "Consumidor" ou, de modo geral, qualquer Individuo é Racional pela Coerência e Consistência no momento em faz suas Escolhas - Se ele escolhe A ao invés de C, pela Lógica intrínseca a essa Propriedade, ele estará entrando em contradição já que entre A e B escolheu B e não A, ok?
1) Técnicas de Preferência Declarada: Verificação e Validação de Modelos
Veja a página em Slide
A partir de 14 Jun de 2018
Você é o Visitante de Número