Ensino&Informação

FÍSICA

                                      Lei de Lenz

Lei de Lenz

Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente induzida é tal que o campo magnético por ela criado é oposto à variação do fluxo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

Tendo como exemplo uma espira circular no mesmo plano da tela do monitor submetida a um fluxo magnético constante (portanto sem corrente induzida) e "entrando" na tela. Dependendo da movimentação dada à espira, ocorrerá aumento ou diminuição do fluxo magnético e, com base nesse movimento, podemos determinar o sentido da corrente criada:

  • Afastamento (diminuição do fluxo magnético): sentido horário;

  • Aproximação (aumento do fluxo magnético): sentido anti-horário;

  • Com a variação do fluxo magnético, mesmo constante, gera uma corrente elétrica, intensa ou não, depende-se do campo que se forma na espira circular.

De acordo com os estudos de Michael Faraday, a variação do fluxo magnético próximo a um condutor cria uma diferença de potencial induzida nesse mesmo condutor, tal a gerar uma corrente - denominada corrente induzida - que cria um fluxo magnético oposto à variação do fluxo inicial. Não havendo variação do fluxo magnético, não há a ocorrência de uma corrente induzida. Esta variação pode acontecer:

  • Com um campo magnético constante:

    • afastamento do condutor ou da fonte magnética (diminuição do fluxo);

    • aproximação do condutor ou da fonte magnética (aumento do fluxo);

    • variação da área da espira;

    • giro da espira.

  • Com a variação do campo magnético da fonte magnética.

A indução eletromagnética é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadoresgeradoresmotores elétricos e a maioria das demais máquinas elétricas. A corrente elétrica gerada é diretamente proporcional ao fluxo magnético que atravessa o circuito na unidade de tempo.

A lei de Lenz é lei derivada do princípio de conservação da energia. Ao aproximarmos um polo norte de um ímã a uma espira, o fluxo iria aumentar se a corrente que surgisse fosse no sentido horário (aumentando ainda mais o fluxo magnético). Este fato, pois, criaria energia "do nada", violando, assim, o princípio fundamental da conservação da energia.

Circular - Polarization - Circularly -Polarized - Light_Right - Handed -Animation-Colors.g

Eletrostática

História

Magnetostática

Eletrodinâmica

Circuitos elétricos

Físicos

Eletromagnetismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Representação do vetor campo elétrico de uma onda eletromagnética circularmente polarizada.

Bibliografia

  • TORRES, Carlos Magno; NICOLAU, Gilberto Ferraro; PENTEADO, Paulo César; SOARES, Paulo Toledo. Física Ciência e Tecnologia. Volume único. Editora Moderna (2001).

Página a ser Editada

  A partir de 01 Out de 2022

Você é o Visitante de Número