Disciplina: Topologia Geral

MATEMÁTICA PURA

Poliedros de Platão:

Existem  cinco, e somente cinco classes de poliedros de Platão. (Veja o porque desta afirmação)

 

Tetraedro

 

 

 

 

 

 

 

         

 V =  4

 

A = 6

 

F = 4

Cubo

 

 

 

 

 

 

 

 

V =8

 

  A=12

 

F=6

Octaedro

 

 

 

 

 

 

 

 

V = 6

 

  A = 12

 

F = 8

Dodecaedro

 

 

 

 

 

 

 

 

V=20

 

A =30

 

F=12

Icosaedro

 

 

 

 

 

 

 

 

V=12

 

A=30

 

F=20

(Poliedros de Platão e a Característica de Euler)

  

Para todo poliedro Fechado e Convexo, ou para sua Superfície Fechada e Convexa, como nos exemplos acima (tipos especiais de poliedros de Platão), vale a relação de Euler:

                                           

                                                                                                              V - A + F=2

 

onde V é o número de Vértices, A é o número de Arestas e F é o número de Faces do poliedro. Nos exemplos acima, estes poliedros são ditos Poliedros Regulares. O número V + F - A  é a Característica de Euler da Superfície. *

 

 

OBSERVAÇÃO: Imagine um cubo aberto com 4 Faces, faltando apenas duas Faces opostas (isto é, quando extraímos o fundo e a tampa) como mostrado na figura abaixo.

Temos V=8, F=4 e A=12. Então, a relação é V - A + F=0 . Insto acontece justamente porque a Superfície não é Fechada. Em outras palavras é necessário que cada Aresta esteja contida em EXATAMENTE duas Faces para que o Teorema a que estamos nos referindo (de que a Característica de Euler de um Poliedro Fechado e Convexo é igual a 2) se cumpra. 

 

 

 

 

_________________________

* O número 2 (dois) que aparece na relação de Euler tem um significado importante no estudo de Topologia e Geometria Diferencial, mais precisamente, quando se fala no Teorema de Gauss-Bonnet o qual relaciona, de forma impressionante, estas duas disciplinas, fundindo-se os conceitos "Característica de Euler" (da Topologia) e " Curvatura Gaussiana (da Geometria Diferencial)".

 

Este número "2" é chamado de Característica de Euler para Superfícies Compactas e Orientadas de R³ . Esta característica de Euler neste contexto de Geometria Diferencial e Topologia acaba sendo uma generalização (Extensão) do exemplo de poliedros (o Cubo, por exemplo) e nos diz que topologicamente não existe distinção entre um CUBO e qualquer superfície compacta e orientada de R³, pois estas Superfícies têm a mesma Característica de Euler cujo valor é 2 - isto é, CUBO, TETRAEDRO, ESFERA (contendo os dois Polos) ou qualquer outra Superfície Fechada e Orientada de R³ são Homeomorfas (elas podem ser deformadas e Transformadas uma na outra por meio de uma Função Contínua (uma deformação contínua, ou seja, sem precisar cortar a Superfície).

Comentários da "ensinoeinformacao.com"!

 

Poliedros de Platão e a Característica de Euler:

Temos aqui mais espaço para tentarmos entender o alcance do Teorema de Gauus-Bonnet o qual relaciona duas Áreas da Matemática Pura: Curvatura Gaussiana definição puramente geométrica vista em Geometria Diferencial; e Característica de Euler definição puramente Topológica vista, obviamente em Topologia. Mas a final em termos práticos o que vem a ser a característica de Euler? Com esta Página falando dos Poliedros Regulares, mais precisamente, dos 5 Poliedros de Platão, esperamos caminhar no sentido de podermos, em algum momento, apresentar o Teorema de Gauss-Bonnet e tornar mais fácil a sua compreensão!

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos