MATEMÁTICA APLICADA

 Disciplina: Técnicas de Preferência Declarada

Preferência Revelada x Preferência Declarada

3 - Preferência Revelada x Preferência Declarada 

Historicamente, as Técnicas de Preferência Revelada são anteriores às Técnicas de Preferência Declarada. As técnicas de PR são elaboradas através de informações selecionadas de diferentes indivíduos num determinado ponto no tempo que conduzem a situações reais observadas. Em cada uma destas seções os indivíduos revelam efetivamente suas preferências, podendo, posteriormente, aferir o comportamento dos mesmos ao longo do tempo.

 

As técnicas de PD, por outro lado, fundamentam-se em entrevistas mediante as quais é apresentado ao entrevistado um número de situações hipotéticas (alternativas) que se aproximem o máximo possível da realidade. O entrevistado, mediante um leque de alternativas, registra suas preferências. A partir das informações, pode-se estimar o comportamento do indivíduo diante das diversas alternativas possíveis.

 

Uma vantagem da técnica de PD sobre a técnica de PR é o fornecimento de um número significativamente maior de informações sobre o conjunto de alternativas avaliadas para cada entrevistado. Isto acontece em razão das várias relações que o entrevistado faz entre os atributos para realizar sua escolha. Por outro lado, a técnica de PR fornece apenas uma informação específica.

 

Em particular, uma vantagem relevante das técnicas de PD é a possibilidade de fornecer dados para modelagem com base em alternativas que ainda não existem.

 

Várias experiências desenvolvidas comprovam que os dados e as metodologias de PD e PR podem ser empregados de forma complementar, ressaltando-se as potencialidades de ambas. Se por um lado PD fornece um poderoso instrumento pela introdução de alternativas hipotéticas, através de PR estes dados podem ser comparados com uma situação real

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos