ARQUITETURA

Disciplina: Desenho Elétrico

(QUADRO DE CARGAS - DIAGRAMAS UNIFILAR E TRIFILAR)

Introdução

1) Esquema ou Diagrama Unifilar:

Um esquema ou diagrama unifilar é uma representação gráfica de uma instalação elétrica ou de parte dela. O esquema unifilar se distingue de outros tipos de esquemas elétricos em que o conjunto de condutores de um circuito se representa mediante uma única linha, independentemente da quantidade destes condutores.¹ Tipicamente o esquema unifilar tem uma estrutura de árvore.

Exemplo de Diagrama Unifilar

2) Quadro de Cargas

O quadro de cargas de um projeto é composto pelo agrupamento de diversos cálculos, dentre quantitativo de potências, cálculo de corrente, distribuição de circuitos e balanceamento de fases, identificação de fiação, fator de potência, indicação de entrada de energia e dentre outros detalhes que envolvem o quadro elétrico específico.

Exemplo de Quadro de Cargas

3) Esquema ou Diagrama Trifilar

Amplamente usado em sistemas de comandos elétricos e maquinas trifásicas o diagrama trifilar representa cada uma das três fases de uma sistema elétrico e suas respectivas derivações, tendo características muito parecidas com o diagrama unifilar.

Exemplo de Diagrama Trifilar

Este Conteúdo faz parte do conhecimento que temos tendo trabalhado 10 anos - de 1978 a 1988 - como DESENHISTA no Departamento de Projetos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN (Matriz Florianópolis) e tendo Lecionado no Departamento de Expressão Gráfica - EGR da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.

  A partir de 18 Out de 2020

Você é o Visitante de Número

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos