COMPUTAÇÃO

Disciplina: Linguagens de Programação

Veja a seguir os seguintes conteúdos já disponíveis. Para tomar conhecimento da lista completa dos conteúdos vistos nesta disciplina, clique no ícone "PROGRAMA" acima. OBSERVAÇÃO: Alguns dos assuntos estão divididos em partes as quais podem ser acessadas clicando nos links abaixo.

Linguagem Pascal

 

O que é Linguagem não Estruturada? / E o que é Linguagem Estruturada? / O que é Linguagem Orientada a Objetos? / Linguagem Orientada a Eventos? / O que são Procedures? / O que são Rotinas e/ou Sub-Rotinas? /

 

 

 

 

Um Procedimento para Apresentar uma Matriz significativamente grande de modo a caber inteiramente na Tela de seu Monitor:

OBSERVAÇÃO: Este procedimento foi feito numa época em que os Monitores eram VGA com um Número Fixo de Colunas. Hoje, este procedimento deve ser repensado!

Procedure ApresentarMatrizDistancia; (Arquivo ".PDF")

Exemplo do emprego de uma Função (Function) não tão conhecida: “k Mod m” (k Resto módulo m – ou seja, resto da divisão de k por m, onde k e m pertencem ao Conjunto Z dos Números Inteiros: Em 1993, os monitores VGA ou Não-VGA possuíam um número limitado em 80 Colunas. Assim, imaginemos quão era difícil um procedimento (Procedure) para imprimir na Tela uma Matriz de dados. A Dissertação “DIMENSIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CORREIOS NUMA CIDADE DE MÉDIO PORTE” (ANEXO 2) apresenta o Procedure ApresentarMatrizDistancia – distâncias entre pontos situados numa planta da parte Continental da Cidade de Florianópolis-SC criada em computador com o uso do Software MacroStation. Usando esta Função “k Mod m” a qual RETORNA outro número inteiro, foi possível apresentar tal Matriz mesmo sendo apresentada em partes, pois, cada vez que o limite das 80 Colunas e o número de elementos números reais considerando-se parte inteira; . (vírgula, em inglês); e parte decimal com algumas casas decimais impunham a necessidade de fragmentar a matriz até sua completa apresentação!

Linguagem Prolog

 

1) Introdução

1) Linguagens de Programação: Verificação    e Validação de Modelos para Softwares

Veja a página em Slide

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos