MATEMÁTICA

Disciplina: História da Matemática

Produtos Notáveis (Interpretação Geométrica): (a+b)³

A Álgebra Geométrica Grega parece ao leitor atual excessivamente artificial e difícil. Aos que a usaram e tornaram-se hábeis no trato de suas operações, deve ter parecido um instrumento conveniente. Era sem dúvida muito mais evidente para um estudioso grego que para o estudante que se inicia na Álgebra hoje, pois o primeiro podia facilmente representar as áreas dos retângulos e quadrados.

 

A identidade (a+b)³=a³ + 3a²b + 3ab² + b³ se torna evidente nesse contexto com um diagrama (Perspectiva Isométrica - é uma Perspectiva na qual se pode COTAR com valores quando viasualizados ficam próximos ao valor real) que mostra os três Paralelepípedos 3ab² (em cinza), os três Paralelepípedos 3a²b (em amarelo) e os dois Cubos (a³ em verde e o outro b³ na frente sem cor) na figura acima.

Os Matemáticos Gregos na época só tratavam de Áreas de Figuras Planas e então, nós demos a vocês uma idéia de como eles poderiam ter resolvido o problema abaixo se eles tivessem bastante experiência com Figuras em 3 (três) Dimensões. Esta Solução e a Figura ilustrando são de nossa Autoria... generalizando o que aprendemos com os Matemáticos Gregos a respeito do "Quadrado da Soma"... e então chegamos ao que está abaixo:
(a+b)³=a³ + 3a²b + 3ab² + b³ (Interpretação Geométrica).

  A partir de 07 Maio de 2018

Você é o Visitante de Número

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos