ESTATÍSTICA

Disciplina: Estatística e Probabilidade

(Probabilidade e Frequência Relativa - Parte 02)

  

(1)

  

Em repetidos arremessos de uma moeda “honesta”, espera-se que a proporção de caras se aproxime de ½, de tal forma que ao limite em (1), atribuir-se o valor 1/2 a P[cara]. De fato, poder-se-ia definir uma moeda “honesta” como uma na qual:                   

 

 

 

. O gráfico a seguir ilustra um possível comportamento de fn/n para n variando até 20 arremessos de uma moeda supostamente honesta.

OBSERVAÇÃO: Veja a descrição detalhada da realização deste experimento na tabela abaixo.

OBSERVAÇÃO: Este experimento pode ser realizado de formas diversas desde que compatíveis com Processos de Amostragem. A amostra aleatória no caso é constituída de dados obtidos pelo arremesso de 20 vezes a mesma moeda supostamente honesta nas mesmas condições: pode-se lançar a moeda manualmente e observar se ocorreu ou não a face “CARA”; ou pode-se usar, por exemplo, uma calculadora que gere números aleatório ou Randômicos: neste caso, pode-se atribuir a ocorrência da face “CARA” se o número gerado for PAR - caso contrário, ou seja, atribuir a ocorrência da face “COROA” se o número gerado for ÍMPAR; Podemos, ainda, na falta de uma calculadora, utilizarmos uma Tabela de Números Aleatórios!

Tópicos em Estatísticas: Arquivo Formato ".PDF"

  A partir de 11 Set de 2020

Você é o Visitante de Número

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos