ARQUITETURA

Disciplina: Desenho Elétrico

Introdução:

Um circuito contendo interruptores paralelos é útil em instalações residenciais e comerciais para dar mais comodidade e funcionalidade ao projeto elétrico. Com este circuito você pode ligar (ou desligar) uma lâmpada em dois pontos distintos na instalação.

 

 

Parte 01 - Circuito com Lâmpada Incandescente

Na figura abaixo é apresentado um circuito elétrico com dois interruptores e um lâmpada incandescente. Este tipo de circuito elétrico pode ser usado num corredor e/ou numa sala ampla.

Note que o fio fase F(-) que tem corrente elétrica está conectado ao interruptor (interruptor_02, no caso). Isto é essencial como medida de segurança quando se deseja fazer manutenção na lâmpada, pois, estando o interruptor desligado, não há corrente no fio RETORNO (em vermelho) que sai do interruptor_01 e vai até à lâmpada. Estando o interruptor desligado, não existe corrente elétrica no fio RETORNO como mencionado e não há corrente no fio neutro N(+) que vem da REDE e vai até à lâmpada pois este fio por si só não tem carga elétrica como o nome do fio já diz.

Parte 02 - Circuito com Lâmpada Fluorescente

Na figura abaixo é apresentado um circuito elétrico com 02 (dois) interruptores e 01 (uma) lâmpada fluorescente. Para a lâmpada fluorescente há necessidade da incorporação de um REATOR ELÉTRICO no circuito conforme figura abaixo.

Note que o BORN negativo (-) do reator deve estar conectado (fio vermelho) ao BORN do Interruptor 01 e o BORN positivo (+) do reator deve estar conectado (fio vermelho) ao BORN da lâmpada FLUORESCENTE. Isto porque a corrente elétrica deve percorrer o REATOR no sentido (-) para (+), e nunca ao contrário!

 

Note que o fio fase F(-) que tem corrente elétrica está conectado ao interruptor (interruptor_02, no caso). Isto é essencial como medida de segurança quando se deseja fazer manutenção na lâmpada, pois, estando o interruptor desligado, não há corrente no fio RETORNO (em vermelho) que sai do reator e vai até à lâmpada. Estando o interruptor desligado, não existe corrente elétrica no fio RETORNO como mencionado e não há corrente no fio neutro N(+) que vem da REDE e vai até à lâmpada pois este fio por si só não tem carga elétrica como o nome do fio já diz.

 

 

__________________

 

 

Ao manusear uma instalação elétrica, esteja certo de que a energia elétrica esteja desligada. Além disso, use luvas, calçado com solado de borracha, alicates e chave-de-fenda com cabos isolados!

  A partir de 14 Out de 2020

Você é o Visitante de Número

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos