ARQUITETURA

Disciplina: Desenho Arquitetônico

(Plantas de Situação e Locação)

 

Planta de Situação

Como parte de um projeto arquitetônico a Planta de Situação, como o próprio nome sugere, tem por finalidade situar o terreno (imóvel) em relação ao (s) logradouro (s) e demais terrenos que compõe a quadra. A seguir é mostrado uma Planta de Situação do terreno (lote) 266 que tem como confrontantes os lotes 267 e 269 que fazem parte da Quadra-09, do loteamento Santos Dumont, Bairro Carianos, na cidade de Florianópolis. Este lote 266 é de esquina com as ruas "Antiga Rua denominada B" e "Antiga Rua denominada K". Além disso a planta de situação deve fornecer a Orientação Geográfica "N" (Norte) para efeito de informar, junto com a planta de locação, a posição que os raios solares incidirão sobre a construção (casa, prédio, edícula e etc..).

 

Normalmente, é utilizada a Escala 1:1000. E esta escala é indicada sempre abaixo do desenho da planta considerada.

Figura 01. Exemplo de Planta de Situação

Planta de Locação

Por outro lado, a Planta de Locação tem por finalidade, como o próprio nome sugere, localizar a construção (casa, prédio, edícula e etc..) dentro do terreno. A seguir é mostrado uma Planta de Locação de uma casa (e uma área de serviço anexa) no terreno (lote) 266 (ver planta acima) cujas medidas em metro são 24,00m e 15,00m. Além disso esta planta deve conter informações de recuo as quais devem ser respeitadas pelo código de obras da prefeitura da cidade. No caso da cidade de Florianópolis (SC), o código de obras determina que os recuos para construções residenciais devem ser de no mínimo 4,00m (quatro metros) para Rua e/ou Lougradouros e de mínimo 1,50m para terros de extrema. Desta forma a planta abaixo em questão mostra que os recuos de 4,10m, 8,00m e 1,50m estão dentro do exigido. Note-se que a planta contém informações complementares tais como:

  • Projeções do telhado;

  • Caimento do telhado (as águas!);

  • Distância (largura) de circulação entre a casa e a área de serviço anexa, que no caso é de 1,00m. OBSERVAÇÃO: Esta distância deve ser de no mínimo 0,90m de acordo com o código de obras da prefeitura da cidade de Florianópolis (SC).

 

Normalmente, é utilizada a Escala 1:250. E esta escala é indicada sempre abaixo do desenho da planta.

Figura 02. Exemplo de Planta de Locação

OBSERVAÇÃO: Estas duas plantas foram desenhadas usando-se o software "Auto CAD" (faça o Download dos arquivos:

plan_sit.DWG e plan_loc.DWG

(48) 8410.6510 /  faleconosco@ensinoeinformacao.com  /  Florianópolis - SC - Brasil

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

® 2003 - 2018 Todos os direitos Reservados, ensinoeinformacao.com

Temos Uma versão desta Revista Especificamente para SmartPhones: Versão mais Enxuta somente com Vídeo Aulas e Eventos