COMPUTAÇÃO

Disciplina: Linguagens de Programação

Linguagem JavaSketchPad

Como o JavaSketchpad funciona

Quando você olha para uma página da Web que inclui um JavaSketch, muitos componentes estão interagindo nos bastidores para trazer a Geometria Dinâmica para sua área de trabalho. A ilustração a seguir diagrama o conjunto típico de interações necessárias para criar um triângulo JavaSketchpad (JSP) em seu navegador da Web.

applet_mechanics.png

O lado direito da ilustração representa seu navegador da Web, que está exibindo um site da Web que contém um triângulo JavaSketchpad  . Quando você visita esta página, seu navegador estabelece uma conexão com uma máquina remota (o servidor Web), usando uma URL para especificar o nome da máquina host na Internet e o nome e o local da página da Web, localizada nessa máquina , que você deseja visualizar. Nesse caso, a página da Web do host é o arquivo triângulo.htm, localizado no servidor. (Se você especifica a localização da página da Web do host digitando uma URL ou vinculando-a a partir de alguma outra página, é irrelevante; o processo JavaSketchpad começa quando uma conexão é estabelecida entre o navegador da Web e a página da Web de um servidor da Web.)

Um arquivo HTML arbitrário no servidor pode conter texto, cores, imagens, etc., todos os quais aparecerão em seu navegador à medida que a página for carregada. Neste exemplo, o arquivo triângulo.htm pode conter texto ou imagens, mas a parte importante de seu conteúdo para nossos propósitos é que ele contém uma descrição JavaSketchpad de um triângulo. Esta descrição contém duas partes: a construção geométrica do próprio triângulo (escrito na linguagem de construção interna do JavaSketchpad ) e uma referência ao applet JavaSketchpad , que é a tecnologia de software que seu navegador da Web precisa para visualizar o triângulo descrito pelo construção geométrica. A página da Web fornece ao seu navegador uma referência ao JavaSketchpad miniaplicativo na forma de uma URL (relativa) que identifica o diretório no servidor Web onde o miniaplicativo está localizado.

Quando seu navegador recebe essa descrição em duas partes, ele primeiro decide se é capaz de exibir applets Java ou não. Navegadores mais antigos não entendem Java, então eles dão uma mensagem de erro e o processo é interrompido. Os navegadores compatíveis com Java, por outro lado, devem fazer download do miniaplicativo JavaSketchpad para que ele possa ser executado dentro do navegador da Web. Usando a URL do miniaplicativo, seu navegador se conecta ao servidor Web e baixa o miniaplicativo JSP.

Uma vez que o applet foi baixado (e está "residente" em seu navegador), seu navegador passa a descrição geométrica do triângulo contido no arquivo original triângulo.htm. O JavaSketchpad inicia a execução e exibe o triângulo dinâmico especificado por esta descrição geométrica. Neste ponto, o processo está completo: você pode começar a interagir com o triângulo (e com o miniaplicativo JavaSketchpad que o exibe).

Se você for da página da Web do triângulo para ver outras páginas da Web no servidor, como pythag.htm (talvez seguindo um link para elas em triângulo.htm), é provável que seu navegador da Web seja inteligente o suficiente para perceber que você Já baixou o miniaplicativo JavaSketchpad e não precisa baixar o arquivo do miniaplicativo novamente. Nesse caso, você só paga a penalidade de baixar o miniaplicativo uma vez. Mas quando você sai do navegador ou passa para outra página que não contém mais uma ilustração do JavaSketchpad , é provável que seu navegador libere o miniaplicativo JavaSketchpad de sua memória. Portanto, da próxima vez que você visitar uma página da Web do JavaSketchpad, terá que esperar o download do miniaplicativo novamente antes que o JavaSketchpad da página ilustrações ficam disponíveis.

 

Publicando seus próprios JavaSketches

Se você quiser criar suas próprias páginas da Web contendo JavaSketches, precisará de acesso a um servidor da Web no qual possa colocar suas páginas (arquivos HTML) e o próprio applet (o arquivo .jar). Basta baixar o miniaplicativo do Centro de Download , expandir o download e colocar o miniaplicativo no diretório do servidor onde você mantém suas páginas da Web. (Observe que você não deve renomear o arquivo jsp5.jar)

Conforme descrito nas duas seções a seguir, você tem duas opções para criar páginas da Web (arquivos HTML) contendo construções que podem ser exibidas pelo applet JavaSketchpad .

 

Criando JavaSketches Automaticamente

Se você possui uma cópia do The Geometer's Sketchpad versão 5 para computadores desktop Macintosh ou Windows, você pode criar seus esboços usando um conjunto completo de ferramentas interativas de desenho, construção e formatação. Este é de longe o método preferido para construir JavaSketches. Você pode converter arquivos de esboço salvos do The Geometer's Sketchpad em páginas HTML que contenham a descrição geométrica apropriada e informações de invocação de applet escolhendo Salvar como e, na caixa de diálogo Salvar como, escolhendo o formato HTML/JavaSketchpad.

Há um cuidado que você precisa observar se criar esboços usando o Sketchpad do Geometer . Conforme explicado acima, cada arquivo HTML contém uma URL relativa ao local do applet, de modo que os navegadores da Web que estiverem acessando sua página da Web possam encontrar onde o arquivo .jar está localizado no servidor da Web. Quando o Sketchpad cria um arquivo HTML a partir de um sketch do Sketchpad, ele coloca o miniaplicativo JSP ao lado do arquivo HTML e assume que você armazenará esses dois arquivos no mesmo diretório em seu servidor (ou seja, que você colocará o arquivo HTML no diretório diretório que contém o miniaplicativo JSP antes de tentar visualizá-lo em um navegador da Web). Assim, o arquivo HTML convertido contém um URL relativo ao applet que se parece com o seguinte:

 

Essa tag indica que um navegador deve baixar o miniaplicativo JavaSketchpad do mesmo diretório que a página da Web que está sendo visualizada no momento pelo navegador. Se você decidir armazenar a página da Web em qualquer lugar que não seja o diretório que contém o miniaplicativo JSP, será necessário modificar a tag CODEBASE do HTML convertido para que ela contenha um caminho relativo válido do arquivo HTML para o miniaplicativo JSP.

Claro, é mais fácil não alterar a tag CODEBASE e simplesmente manter todos os seus arquivos HTML JavaSketch no mesmo diretório que o miniaplicativo JSP.

Depois de salvar um esboço como uma página da Web, você pode adicionar ou alterar o conteúdo não Java da página da Web da maneira que achar melhor. Existem muitas ferramentas, como o Microsoft FrontPage ou o Claris Home Page, que podem ajudá-lo com isso.

 

Criando JavaSketches Manualmente

Se você não possui o Sketchpad do Geometer ou está interessado em gerar visualizações JavaSketchpad que não podem ser criadas pelo Sketchpad desktop, você pode criar seus próprios arquivos HTML do zero (usando um editor de texto ou um programa de layout de página da Web). No entanto, você precisará aprender a linguagem de construção interna do JavaSketchpad para fazer isso. Essa linguagem semi-legível para humanos é simples o suficiente para que você possa montar construções elementares sem usar o Sketchpad do Geometer.

 

Alternativamente, se você estiver usando o Mathematica ou outro software para explorar formas geométricas, poderá ensinar o software que usa rotineiramente a "falar" JavaSketchpadlinguagem de construção. Depois de fazer isso, você poderá usar o miniaplicativo JavaSketchpad para investigar e manipular objetos geométricos criados usando suas ferramentas de software primárias.

Visite a Gramática do Desenvolvedor para aprender sobre a gramática de construção do JavaSketchpad .

Texto a ser Editado. Aguardem!

  A partir de 15 Jan de 2022

Você é o Visitante de Número